0

Fernando reunifica a família Coelho

Coluna Fogo Cruzado – 12 de julho

Família Coelho se reunifica em Petrolina após uma divisão que durou quase três décadas

Pelo menos no plano estadual, a influente família “Coelho”, de Petrolina, deverá marchar unida nessas eleições. O ex-deputado Osvaldo Coelho anunciou ontem, solenemente, que pretende votar no sobrinho, Fernando, para a vaga do Senado e muito provavelmente em Paulo Câmara para o governo estadual. Já para a Presidência da República, votará no senador Aécio Neves que é o candidato do seu partido (DEM). Este foi o primeiro gesto praticado pela dupla (Osvaldo e Fernando) para tentar reunificar o clã, que se dividiu em 86 na segunda eleição de Miguel Arraes para o Governo do Estado. Naquela época, o então deputado estadual Fernando Bezerra migrou junto com o pai, Paulo Coelho, para o palanque de Arraes, ficando o restante da família (José, Osvaldo, Geraldo e Augusto) com o candidato José Múcio. Quanto à unidade da família na eleição para prefeito de Petrolina em 2016, só o tempo dirá se é possível fazer essa costura.

O ex-maior do Ocidente

Quando se chamava Arena (Aliança Renovadora Nacional), o DEM foi definido por seu então presidente, Francelino Pereira (MG), como “o maior partido do ocidente”. Hoje, debilitado eleitoralmente, tenta eleger, pelo menos, um deputado em PE: Mendonça Filho. Quando passou a se chamar PFL elegeu 105 deputados federais em 1998, 84 em 2002, 65 em 2006 e 43 em 2010. Como o surgimento do PSD e do PROS, viu a bancada encolher para 28 parlamentares.

Cristo – O ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, que concorre ao governo de Minas pelo PSB, já foi “cristianizado” antes do início da campanha. Não irão apoiá-lo os principais líderes do PSB da terra de Aécio: o prefeito Márcio Lacerda (Belo Horizonte), o deputado federal Mário Assad, o presidente do Atlético Alexandre Kalil e o professor Apolo Hering.

Votos – Candidato à Câmara Federal pela coligação “Unidos pelo Imposto Único”, o empresário Luciano Bivar (PSL) fez campanha ontem com Paulo Câmara (PSB) na favela Roda de Fogo.

Paizão – O ex-deputado Roldão Joaquim está enviando carta aos amigos, assinada com o próprio punho, pedindo voto para a filha, Isabella, candidata à Câmara Federal pelo PDT.

Campeões – Se não houver mudança no curso da campanha, os campeões de votos em Caruaru para a Câmara Federal deverão ser Wôlney Queiroz (PDT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Lucro – Após fazer críticas à condução da campanha de Paulo Câmara (PSB) por meio de uma entrevista dada a esta Folha, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), conseguiu algo que até então parecia impossível: arrastar o vereador Raul Jungmann (foto) para o palanque.

Reforço – Dois prefeitos da Frente Popular declararam apoio, ontem, ao candidato Lucas Ramos (PSB) para deputado estadual: Auricélio Torres (Cabrobó) e Eugênia Araújo (Betânia). Torres, que rompeu com o ex, Eudes Caldas (PTB), levou também o vice e cinco vereadores.

Tempo – Eduardo Campos (PSB) terá 26 segundos a mais, de televisão, em relação ao que Marina teve em 2010 quando se candidatou a presidente da República pelo Partido Verde. Ela teve 1 minuto e 23 segundos e ele terá 1 minuto e 48. Parece pouco, e é. Mas foi com esse tempo insignificante que a atual vice do PSB obteve há quatro anos quase 20 milhões de votos.

Presente – Augusto Nardes, presidente do TCU, acertou ontem no Recife com os presidentes de Tribunais de Contas do Nordeste que no dia 17/11, em Brasília, vai entregar aos governadores eleitos um diagnóstico feito em seus estados sobre cinco áreas críticas: infraestrutura, educação, saúde, segurança e previdência. O presidente da República eleito receberá documento idêntico.

 

0

Sai mais uma biografia do ex-deputado Francisco Julião

Francisco Julião livro

De autoria do escritor Cláudio Aguiar, será lançada na próxima quarta-feira, dia 16, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife, mais uma biografia do ex-deputado Francisco Julião, fundador das “Ligas Camponesas” em Pernambuco na década de 50.

Intitulado “Francisco Julião, Uma Biografia“, o livro consumiu 10 anos de pesquisas por parte do autor.

O biografado nasceu em Bom Jardim, no Agreste pernambucano, foi advogado, político, escritor e agitador social. E ao fundar as “Ligas Camponesas” tornou-se símbolo da luta pela reforma agrária no país.

Logo após formar-se em Direito, Julião advogou para as Ligas Camponesas entre 1940 e 1955, período em que também foi deputado estadual.

Elegeu-se deputado federal em 1962 e foi um dos 41 parlamentares que tiveram seu mandato cassado pelo golpe militar dois anos depois.

Após a cassação exilou-se no México, aonde residiu até 1979 quando retornou ao Brasil após a Lei da Anistia.

Após alguns residindo no Brasil, Julião voltou a residir no México aonde viria a falecer em 1999.

Ele foi casado com Alexina Lins Crêspo de Paula, falecida em 2013 e hoje reconhecida como uma das mais importantes militantes de esquerda do país.

Julião foi um dos fundadores do PSB na década de 40 e escreveu seis livros, um dos quais, belíssimo, intitulado: “Até quarta, Isabela”.

0

Vereador do PSB assume a prefeitura de Petrolina

Osório Siqueira - foto gilson pereira

O vereador Osório Siqueira (PSB), presidente da Câmara Municipal de Petrolina, assumiu hoje (11) a prefeitura em substituição ao prefeito Júlio Lossio (PMDB) que tirou uma licença por 60 dias para tratamento de saúde.

O vice-prefeito Guilherme Coelho recusou-se a assumir porque é candidato a deputado federal pelo PSDB. Se o fizesse, ficaria inelegível.

Osório Siqueira agradeceu a presença do vice em sua posse e prometeu-se comportar-se de forma republicana na chefia do Poder Executivo.

“É um orgulho e uma satisfação muito grande assumir a prefeitura de Petrolina pela terceira vez. Quero dizer que torço pelo restabelecimento do prefeito Julio Lossio”, disse o vereador em breve discurso.

0

Eduardo Campos não reclama do tempo a que terá direito na TV

eduardo-campos-campanha- foto divulgação_

Durante passagem nesta sexta-feira por Natal, capital do Rio Grande do Norte, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) declarou que o fato de ter apenas 1 minuto e 48 segundos na televisão para fazer sua campanha eleitoral não o preocupa.

“Os brasileiros vão entender que existem três caminhos: um é o que aí está (Dilma Rousseff) que o próprio povo tem demostrado que quer mudar. O outro é quem já governou mas não mudou (Aécio Neves) e o terceiro somos nós que estamos dispostos a mudar”, disse o ex-governador de Pernambuco.

O candidato do PSB participou de uma caminhada pelo centro de Natal com a candidata do partido ao Senado, ex-governadora Wilma Faria.

0

Obras em municípios beneficiados pela transposição são fiscalizadas pelo TCU

augusto_nardes - foto josé cruz-ABr

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, reuniu-se nesta sexta-feira (11), no Recife, com representantes de quatro Tribunais de Contas de Estados do Nordeste para apresentar o modelo de fiscalização que o órgão está realizando sobre dois temas relacionados com os interesses da região.

Os temas foram, pela ordem, as obras de esgotamento sanitário em municípios beneficiados pelo projeto de transposição das águas do rio São Francisco e a auditoria nos recursos federais liberados para o setor de turismo do Estado do Rio Grande do Norte.

Além disso, foi apresentado um diagnóstico sobre a situação da Previdência Pública brasileira para ser debatido no próximo mês de novembro, em Brasília, num evento conjunto com a União Europeia, e definida a data de 15/11 para a entrega ao presidente da República e governadores eleitos dos 27 estados de um relatório elaborado pelos Tribunais de Contas sobre a realidade de cinco áreas: Educação, Saúde, Segurança, Previdência e Infraestrutura.

Também ficou acertado que o TCU e os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios, em parceria com a Atricon e o Instituto Rui Barbosa, vão construir – com a colaboração da Confederação Nacional dos Municípios – um “indicador de governança” para colaborar com a discussão sobre um novo pacto federativo.

Segundo o ministro Augusto Nardes, muitos municípios estão caminhando para a falência devido à queda sistemática da receita e o aumento de suas atribuições.

Participaram da reunião, além do presidente do TCU, representantes dos Tribunais de Contas dos Estados de Pernambuco (conselheiro Valdecir Pascoal), Paraíba (conselheiro Fábio Nogueira), Ceará e Rio Grande do Norte (conselheiro Paulo Roberto Alves).

0

“A terceira via sou eu”, diz a candidata Luciana Genro

Luciana Genro - foto agência brasil

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, disse hoje (11) ao jornal “Gazeta do Povo” de Curitiba que a “terceira via” desta eleição é ela e não o ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Ela defende a realização de uma reforma tributária que inclua a taxação de grandes fortunas, uma auditoria na dívida pública brasileira e uma reforma política que permita uma maior participação popular.

A candidata – que é filha do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), pretende gastar na sua campanha apenas R$ 900 mil.

Segundo ela, o Brasil está cansado do “continuísmo conservador” representado pelo PT e, ao mesmo tempo, não quer o “retrocesso” representado pelo PSDB.

- O PSB e a Rede, hoje, tentam conquistar o espaço da terceira via. Como a senhora vê essa candidatura? – perguntou o jornal.

Luciana Genro respondeu: “O Eduardo Campos fica no meio do caminho entre os dois, tem propostas que são claramente um retrocesso e outras que são o continuísmo conservador. A gente vai se apresentar como a verdadeira terceira via e o único partido que tem uma proposta global de país diferente disso que aí está”.

1

Pesquisa tem que incluir o nome de todos os candidatos

Dias Toffoli - foto agência brasil

O TSE decidiu por resolução que pesquisas eleitorais que forem feitas a partir de agora deverão conter o nome de todos os candidatos registrados para concorrer àquele cargo.

Segundo a assessoria do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, até hoje 465 pesquisas presidenciais foram registradas no seu sistema.

Esse registro é obrigatório, sendo as relativas ao cargo de presidente inscritas no Tribunal Superior Eleitoral e as de governador, senador, deputado federal e estadual nos Tribunais Regionais Eleitorais dos respectivos estados.

Uma resolução do TSE, aprovada em dezembro de 2013, que regulamenta o uso de pesquisas nas eleições desse ano, impede ainda a realização de enquetes.

O TSE permite que as pesquisas feitas na véspera sejam divulgadas a qualquer momento, desde que tenham sido registradas com pelo menos cinco dias de antecedência.

Já as pesquisas de “boca de urna” só poderão ser divulgadas após as 19h do dia da eleição (para presidente da República) e às 17h (para governador).

A divulgação de pesquisas que não tenham sido registradas implica no pagamento de uma multa que pode variar de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

0

Ex-prefeito de Olinda desiste da candidatura à Câmara Federal

Dorany Sampaio

Por meio de comunicação ao presidente do TRE, desembargador Fausto Campos e ao presidente regional do PMDB, Dorany Sampaio, o ex-prefeito de Olinda, José Arnaldo Amaral, informa ter desistido de disputar uma vaga na Câmara Federal pela impossibilidade de dividir palanque no município com o atual prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).

Mesmo assim, votará em Eduardo Campos (PSB) para presidente, em Jarbas Vasconcelos (PMDB) para deputado federal e em Ricardo Costa (PMDB) para deputado estadual. Veja, abaixo, a íntegra das duas correspondências.

Para o presidente do TRE:

JOSÉ ARNALDO AMARAL, brasileiro, casado, advogado, OAB-PE 5121, Título Eleitoral nº 006751050892, 61ª ZE, 0131ª Seção, residente e domiciliado à Rua Joaquim Elísio Maia e Silva, nº 79, Bairro Novo, Olinda, CEP53130-140, vem, perante Vossa Excelência, expor e requerer o seguinte:

1- O signatário intentou concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro próximo pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, integrante da coligação Frente Popular de Pernambuco.

2- A documentação necessária à regularização da candidatura resta presentemente submetida à respeitável apreciação dessa Colenda Corte.

3- Por motivos de natureza política, o suplicante não tem mais interesse em participar do pleito de outubro próximo na condição de candidato.

4- Assim sendo, requer de Vossa Excelência determinar o cancelamento do processo de registro de sua candidatura para todos os efeitos legais.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.

Recife, 12 de Julho de 2014.

José Arnaldo Amaral.

Para o presidente do PMDB, Dorany Sampaio:

Distinto Presidente,

Não dá para este seu mais modesto liderado estar no mesmo palanque comandado, em Olinda, pelo prefeito comunista do dinheiro alheio, Renildo Calheiros, e em Bom Conselho, pelo prefeito socialdemocrata de marré, marré, Danilo Godoy (PSDB).

Ambos vêm operando verdadeiros desastres administrativos contra as heróicas e maltratadas cidades e suas violentadas populações.

Entendo que “é da Aldeia que se conserta o Universo”, como tal quanto mais distante daquelas desalmadas figuras, mais perto estarei dos decentes olindenses e bomconselhenses. E das duas amadas cidades que brevemente voltarão a sorrir após dissipadas as trevas que ora as fazem chorar.

Diante desse fato, tornou-se inviável minha candidatura a deputado federal pelo PMDB, integrado à Frente Popular de Pernambuco. Dai ter requerido ao presidente do TRE-PE cancelamento do processo de registro, conforme cópia do pedido em anexo.

Meus votos estão mantidos: Eduardo Campos para presidente da República. Chapa majoritária da Frente Popular. Jarbas Vasconcelos para deputado federal. Ricardo Costa para deputado federal.

Fora Dilma ! Abaixo toda caterva bolivariana !

Viva Bom Conselho, Olinda, Pernambuco, e o Brasil: minhas Pátrias !

Saudações democráticas.
José Arnaldo Amaral.

0

Armando faz visita neste sábado ao Mercado de Casa Amarela

joão paulo - foto léo caldas

O candidato do PTB ao Governo do Estado, Armando Monteiro, reservou este sábado para três compromissos eleitorais: visita ao Mercado de Casa Amarela (às 8h), caminhada pelo bairro de Iputinga (às 9h) e almoço com lideranças políticas vinculadas ao vereador Carlos Alberto Gueiros (meio dia).

No domingo, às 9h da manhã, visitará o Parque da Jaqueira e na segunda-feira, às 16h, colocará definitivamente a campanha nas ruas.

Ele e o candidato a senador, João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife e deputado federal, farão uma caminhada pelo centro do Recife a partir das 16h. A concentração será às 15h na Praça Maciel Pinheiro.

0

Paulo Câmara inaugura neste sábado o comitê central de sua campanha

Raul Henry - divulgação

O candidato do PSB ao Governo do Estado, Paulo Câmara, vai inaugurar neste sábado (12), no Recife, ao meio dia, o comitê central de sua campanha.

Ele fica localizado à Rua Desembargador Góis Cavalcante, nº 420, no bairro do Parnamirim, próximo ao Hospital Agamenon Magalhães.

Logo em seguida, junto com o seu companheiro de chapa, Raul Henry (PMDB), viajará para o interior para mais dois compromissos.

Às 15h, em Araripina, inauguram o comitê da candidata a deputada estadual Roberta Arraes (PSB) e farão também um grande comício.

Às 19h, estarão na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, para participar de um comício regional ao lado do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos.

Os prefeitos das três cidades – Recife, Araripina e Afogados da Ingazeira – pertencem ao PSB. São, respectivamente, Geraldo Júlio, Alexandre Arraes e José Patriota.